Tags

, , , , , , , , , , , , , ,

A exposição traz técnica do mosaico de arroz dominada por apenas 11 artistas, entre elas Hideko Goto e Yasuharu Ueda. O grão simboliza fartura, prosperidade e paz

A exposição Beleza Feminina foi inaugurada no dia 8 de março, dia internacional da mulher e vai até este domingo, 25 de março, em cartaz no Plantão da Artenge. A artista Hideko Goto  trouxe o mosaico de arroz para Londrina em 2007. A técnica foi desenvolvida no Japão no início do séc. XX devido à supersafra de arroz.

Foto Divulgação

Para esta exposição, Hideko Goto cedeu 23 quadros com temas de paisagens, flores, pássaros que representam algumas qualidades da mulher.

A troca do ingresso por produtos de higiene pessoal para bebês foi a forma encontrada pela Artenge de ajudar as 35 jovens atendidas pelo Grupo de Gestantes Meimei, que, trabalha com jovens carentes, preparando-as para a maternidade.

Outra área de atuação do grupo é a profissionalização das gestantes, que, seis meses após terem seu filho, iniciam o curso de corte e costura. Além de garantir o enxoval dos recém nascidos, o curso qualifica as mamães para o mercado de trabalho.

Pra realizar essas atividades, o grupo conta com o apoio de instituições como a Uel, Unimed, Unifil, Sonhart e o Rotary Clube Universidade.

Uma curiosidade

No Japão, já não existem mais artistas trabalhando com o mosaico de arroz. O trabalho de dona Hideko é referência para os japoneses, inclusive ano passado o próprio cônsul do Japão veio para Londrina para conhecê-la e levar alguns de seus quadros para o Japão. Outra curiosidade, para cada quadro, gasta-se, em média 15 mil grãos de arroz. O arroz utilizado não é aquele que comemos e sim o arroz com a casca, que ainda não foi industrializado. Por isso, a durabilidade dos quadros é imensa, já que é a casca que é impermeável.

Local: Plantão da Artenge Gleba Palhano – R: Jerusalém 155.

Ingresso: Produto de higiene pessoal para bebê (fralda, pomada, lenço umedecido, algodão, cotonete, sabonete, shampoo).

Período da mostra: 08/03/12 ao dia 25/03/12.

Horário de visitação: Segunda a domingo das 09h00 às 18h00.

Anúncios